Rádio - Vade Mecum Espírita Facebook - Vade Mecum Espírita Twitter - Vade Mecum Espírita
Vade Mecum Espírita

Prefácio da 7ª Edição


PREFACIO
 
               VADE MECUM = VAl COMIGO, ou, popularmente, VEM COMIGO – (expressão latina, com nome de Iivros com conteúdo pratico e formato cômodo, que resumem ciências, de constante consulta).
               "Vem comigo realizar uma caminhada na luminosa estrada da Literatura Espírita, margeada só de frondosas e frutíferas arvores".
         Assim parece convidar-nos LUIZ PESSOA GUIMARÃES, como guia seguro.
         O convite é dirigido ao estudioso do Espiritismo: pesquisador, escritor, expositor.
         E, naquela estrada, aquele que qual caminhante faminto de saber folhear o seu VADE MECUM ESPIRITA, encontrara, para logo nos primeiros passos – páginas iniciais -, a bênção de ali identificar, de forma segura, em quais arvores (livros) estão os diversos saborosos frutos (ensinamentos).Sedento de aprendizado sobre esse ou aquele assunto espírita, o caminhante-leitor ali captará espiritualmente radiografado o indicativo da(s) fonte(s) onde tal sede poderá se aplacar.
         Tal indicação, abarcando praticamente toda a gama de assuntos tratados pela Doutrina dos Espíritos, é-nos ofertada Iivro a livro, pagina a pagina, autor a autor.
        Não sabemos se considerá-lo pioneiro botânico, dedicado a primeiro, selecionar, para depois classificar tais arvores e frutos dessa estrada, ou, o sublime garimpeiro a listar as pedras preciosas que a pavimentam.
        Pontifica, numa e noutra classificação, o irmão que pensa no próximo.
        O VADE MECUM ESPIRITA, assim, torna-se obra indispensável a todos aqueles que buscam instruírem, para si mesmos, e melhor, a seguir, serem estafetas dessas instruções, no salutar efeito multiplicativo da divulgação dos ensinos espíritas.
         LUIZ PESSOA GUIMARAES, sem favor e sem elogio gratuito, senão sim com reconhecimento, posiciona-se como aquele amigo que vai na frente, demarcando todas as nuanças do caminho, depois, volta e refaz a mesma caminhada, assim agindo incessantemente, atualizando tal "sinalização", eis que novos livros Espíritas emergem sem parar no mercado editorial.
         Data de cerca de dezessete anos a primeira edição da sua obra.
                A sétima caminhada, ou melhor, esta sétima edição (2002), ora posta a disposição do publico espírita, remonta-nos de forma sensível, as pungentes dificuldades das duas primeiras (Edição do Autor).
         A perseverança, o denodo e amor ao estudo, sobressaindo o respeito aos autores - encarnados e desencarnados -, são virtudes dessa obra feliz que tem por moldura o acendrado companheirismo do seu autor-trabalhador. Incansável, a cada dia busca o aprimoramento do saber, e reparte-o com próximo.
         Somos-Ihe, todos, os espíritas interessados em aprender, devedores de Gratidão, pelas multiplicadas madrugadas, no silencio que as altas horas ofertam, nas quais sintoniza sua antena psíquica na Espiritualidade Amiga, pondo-se a selecionar temas e títulos, grafando-Ihes e detalhando-Ihes conteúdo e endereço (autores, editoras, edição e numeração específica de paginas).
         Sem mais, nem menos: essa a obra do amigo LUIZ, irmão em Jesus.
         No limiar do Terceiro Milênio (praza aos Céus, talvez o regenerador planetário) e no incessante dealbar de novas descobertas científicas, que cada vez mais aproximam a criatura do Criador, não ha como a Humanidade desconsiderar que a globalização é verdadeira ante-camara de um Mundo Novo: unificado materialmente, a princípio, mas no futuro reunindo inexoravelmente todos os corações em torno do Mestre Jesus.
               O VADE MECUM ESPIRITA, carreando e detalhando em seu bojo, diretrizes, latitude, longitude e condições ambientais, é, a um só tempo, astrolábio impessoal, acrescido de bussola, barômetro, termômetro e radar, indicando aos navegantes instalados no grande barco que e a Terra, que rotas seguir, rumo à evolução espiritual.
         O amor, acoplado ao conhecimento, é a ferramenta mais adequada para o homem ingressar no ilimitado cenário da evolução espiritual.
         Sim: dezoito séculos à frente, ao espírita, em particular, soa-lhe nos tímpanos da alma a recomendação-mandamento do Espírito de Verdade, sugerindo outros dois singelos mandamentos: amor recíproco ao próximo, o primeiro; a instrução, o segundo...
               Por isso, estudar sempre, faz-se mister.
        Lembremo-nos, de passagem, que ha dois mil anos Jesus - 0 timoneiro desse barco - veio dizer-nos, a viva voz, como adquirir passaporte para mundos melhores.
               Seguramente, o VADE MECUM ESPIRITA é "posto autorizado" de emissão desse passaporte para mundos regenerados, isto é, para a felicidade.
               Sim, pois Deus criou-nos para sermos felizes!
 
 

 Eurípedes Kűhl

Ribeirão Preto /SP – Verão de 2002

Autor: Eurípedes Kűhl
Fonte: Vade Mecum Espírita 7ª Edição
Voltar
Willian Crooks e Katie King

Willian Crooks e Katie King

Cadastre-se e receba
nossos informativos!

Visão EspíritaVisão Espírita

Ouça todos os Domingos 9h30 às 11h00 com comentários do autor do Vade Mecum Espírita, no site:
www.radiobrasilsbo.com.br

contato@vademecum.com.br | Fone: (19) 3433-8679
2019 - Vade Mecum Espírita | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Imagenet