Rádio - Vade Mecum Espírita Facebook - Vade Mecum Espírita Twitter - Vade Mecum Espírita
Vade Mecum Espírita

Outras Referências


Palavra Espírita - Agosto de 2006 - Divulgação

Vade Mecum ajuda estudos espíritas desde 1988

Conhecido pela expressão latina que significa venha comigo, Luiz Pessoa Guimarães publica e mantém, desde 1988, o livro de referência que é de grande ajuda para estudantes e pesquisadores do Espiritismo. Trata-se do Vade Mecum Espírita, um grande índice que relaciona os principais assuntos contidos nas mais importantes obras espíritas disponíveis. Já em sua 8ª edição, o trabalho conta também com as facilidades tecnológicas da internet, o que agiliza a busca por assunto, título ou autor.

Luiz nos conta que, ao ler as obras espíritas, fazia muitas anotações, à maneira da clássica indicação bíblica para capítulos e versículos, o que herdou da cultura presbiteriana anterior. Assim, o assunto amor poderia ser encontrado, por exemplo, em 3(34); 6(45); 18(184). Ou seja, no livro 3 – catalogado em uma lista à parte –, página 34, e nos livros 6 e 18. Hoje, estão catalogados mais de 2.200 assuntos em 524 livros. (2.550 - 584)

Com um número estimado em 25 mil livros espíritas já publicados, o Vade Mecum não pretende abranger todas essas obras, mas compreende as principais obras espíritas.

O critério de seleção de assuntos é o senso comum de relevância, considerando o objetivo de levar ao estudioso ou pesquisador um conteúdo com algum significado para cada assunto. Segundo Luiz Guimarães, também estão catalogadas as potenciais distorções doutrinárias, assuntos não confirmados pela ciência e teses sem suas respectivas fontes. Esses assuntos estão ali, sem classificação, porque isso esbarraria em critérios questionáveis, tornando a pesquisa tendenciosa. O julgamento quanto à validade ou não das teses deverá ser do pesquisador, que teve o acesso facilitado ao material doutrinário.

O Vade Mecum tem atualizações constantes, com a releitura dos livros mais importantes, e com a pesquisa para a prepação de estudos e palestras.

Aos 59 anos, Luiz preocupa-se agora em compartilhar o trabalho para que este não sofra descontinuidade no futuro. Pessoas ou instituições que estiverem interessada podem entrar em contato para um futuro trabalho em conjunto.

***

Formulário de Contato do Site Vade Mecum Espírita

Nome: fabiola flora da silva
Cidade: Corumbá
Estado: ms
Email: @hotmail.com
Assunto: Agradecimentos
Mensagem: A quem possa interessar...Parabenizo e agradeço pelo cuidado do trabalho realizado a benifício de todos os espíritas, que precisam de auxílio quanto suas pesquisas sobre os vários assuntos dentro do espiritismo. Pois é de suma importância uma obra como, o Vade Mecum, sempre atualizado, tornando-se uma bússula segura, para os que procuram trabalhar com responsabilidade. De coração... Que a paz esteja sempre conosco!
***
Nome: SUELI SILVA
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Email: @yahoo.com.br
Assunto: TEXTOS E MENSAGENS
Mensagem: Amados irmãos, Gostaria de receber os textos e mensagens para posta-las em meu Site para divulgação do espiritismo e do site de voces (com os referidos creditos). amei este espaço. Abraços fraterno de luz sueli silva www.hospitalespiritualdomundo.blogspot.com
***
Nome: Elisabete Aparecida Teodosio
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Email: @uol.com.br
Assunto: Elogio ao seu trabalho
Mensagem: Prezado Sr Luiz, Seu trabalho de fato me chama a atenção. Em 10/2005 estive em um evento espírita em Piracicaba, onde adquiri seu livro VADE MECUM, que como pensei foi de grande valia nos meus estudos , e onde também pude elogiá-lo pessoalmente. Agora, navegando pela Internet descubro seu site que me deixou maravilhada pela riqueza de informações. Desta forma, parabéns mais uma vez pela seriedade com que trata os assuntos desta Droutina bendita. Be te
***
Nome: Maria do Socorro
Cidade: Fortaleza
Estado: CE
Email: @yahoo.com.br
Assunto: Informaçao
Mensagem: Gostei do site, fiz uma pesquisa sobre reforma intima mas não tem link para ler o artigo. Como faço para ler os artigos? Grata pela atenção, M.Socorro
*Observação: Futuramente isto será possível.
***
Nome: Elza
Cidade: Uberlândia
Estado: MG
Email: @yahoo.com.br
Assunto:
Mensagem: Prezados Sou evangelizadora e agradeço demais pelo trabalho desenvolvido por vocês que tanto nos ajudam mas, se ao invés de indicarem a página do livro sugerido indicassem o capítulo ajudaria mais ainda. Estou constantemente procurando ajuda de vocês e muitas vezes não consigo achar o assunto nos livros indicados porque o livro que tenho é de outra edição . Obrigada por tudo e que Deus os ilumine sempre.
*Observação: Já começamos a fazer revisão de todo o material. Quando dispormos de uma equipe será mais rápido.
***
Nome: Arnoldo Schreiber 
Endereco: Londres
Cidade: Londres
Estado:
Email: @schreiber-br.com
Assunto: letras
Mensagem: Queridos amigos Parabens pelo grande acervo espirita que vcs compilaram . Qieria nessa oportunidade alerta-los que as paginas aparecem com caracteres estranhos . Ao que me parece todos caracteres que se referem a palavras acentuadas ou Ç aparecem com um ponto de interrogação . Continuem com o otimo trabalho que estao realizando , a causa agradece ( e eu tambem ) . Abracos
***
Nome: Andre Santos
Email: @anciaes.com.br
Assunto: Livros Nao Doutrinarios
Mensagem: Querido irmão, Primeiramente quero agradecer pelo enorme mas fundamental trabalho de catalogação da obra Vade Mecum Espírita, que é de grande valia para nossos estudos. No entanto, tenho uma pequena ressalva a fazer, que peço que o irmão compreenda a título de opinião construtiva. De algum tempo para cá, tenho notado a inclusão de livros não doutrinários e, inclusive, de livros anti-doutrinários ou com graves erros doutrinários dentre as obras catalogadas. Como exemplo, posso citar os livros de Robson Pinheiro, livros estes que são em verdade livros sobre Umbanda, e cujos conceitos muitas vezes são frontalmente contrário aos da Doutrina dos Espíritos. Acredito que esta "mistura" entre livros Doutrinários e outros possa confundir aqueles cujas bases da Codificação Kardequiana possam não ser ainda suficientemente firmes, levando a distorções e erros. Assim, nossa sugestão seria a remoção destes livros, de forma a manter a unidade do seu trabalho, que, como o nome diz, é um Vade Mecum "ESPÍRITA". Desde já agradecendo sua paciência em nos ouvir, finalizamos desejando os melhores votos e muita força para acontinuação do trabalho. Um fraterno abraço, André
Observação: Meu caro André, é muito difícil e pretencioso exercer o papel de censor dentro de qualquer área do conhecimento. Meu critério tem sido o de catalogar para permitir que o leitor compare os conceitos na leitura das obras. Faço questão absoluta de inserir todas as obras clássicas da doutrina para que os conceitos ali contidos sejam registrados e possam servir de base e referencial para comparação. As divergências serão destacadas naturalmente. Tenho desistido de algumas obras inclusive consideradas doutrinárias em função de absurdos ali contidos. Quanto ás divergências doutrinárias eu criei um verbete exatamente para isto e se você detectar qualquer divergência neste sentido, por favor me comunique que eu catalogo. "INFORMAÇÃO ANTIDOUTRINÁRIA". Perceba que estou falando de conceitos que confrontam com a generalidade e concordância dos espíritos. Porque muitos assuntos novos estão surgindo e meu objetivo é exatamente este, criar esta catalogação e comparação de conceitos para que possamos no futuro estabelecer o que é concordante e quem discorda. Você já leu toda a Revista Espírita? Kardec publicava mas só transportava para suas obras "segundo o espiritismo" aquilo que era racional e havia a concordância dos espíritos.
Sinta-se à vontade para opinar e questionar e sempre aceitamos sugestões.
Abraços fraternos.
***
Nome: José Reinaldo Lopes
Cidade: Paranaguá
Estado: pr
Email:@uol.com.br
Assunto:
Mensagem: Apenas para parabenizar a evolução do site. Está ótimo. Parabéns pela iniciativa e por divulgar essa doutrina maravilhosa que udou minha vida quando nela eu entrei e deixei que ela entrasse no meu coração. Obrigado. Rey
***
Nome: Jesualda 
Cidade: Salto do Itararé
Estado: PR
Email: @hotmail.com
Assunto: Mensagens Pedro de Camargo (Vinícius) Educação
Mensagem: Li as mensagens sobre educação de Pedro de Camargo sugeridas por vocês, tocaram profundamente a minha alma , pois sempre pensei assim, agradeço muito pelo trabalho feito por voces e que Deus continue abençoando seu trabalho.Sou muita grata pois enriquece o meu espírito e me fortalece na luta à caminho da minha evolução. Abraços, Jesualda.
 

Contato enviado pelo site Vade Mecum Espírita


Nome: Ivan Franzolim
Empresa: 
Telefone: 1129.........
E-mail: ...........@gmail.com
Endereço: Rua João ..........
Estado: São Paulo
Cidade: SP
Assunto: Parabéns!
Mensagem:

Como espírita e eterno estudante fico muito feliz pela iniciativa desse trabalho que julgo não ser fácil de manter e atualizar. É uma grande contribuição para a nossa doutrina.




 
Autor: Luiz Pessoa Guimarães
Fonte: Internet
Voltar
Willian Crooks e Katie King

Willian Crooks e Katie King

Cadastre-se e receba
nossos informativos!

Visão EspíritaVisão Espírita

Ouça todos os Domingos 9h30 às 11h00 com comentários do autor do Vade Mecum Espírita, no site:
www.radiobrasilsbo.com.br

contato@vademecum.com.br | Fone: (19) 3433-8679
2019 - Vade Mecum Espírita | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Imagenet