Rádio - Vade Mecum Espírita Facebook - Vade Mecum Espírita Twitter - Vade Mecum Espírita
Vade Mecum Espírita
Therezinha de Oliveira

Parábolas Que Jesus Contou e valem para sempre - Nota 10

Therezinha de Oliveira

O Desconhecido e os Problemas Psíquicos.


"Para que tais fatos pudessem ser admitidos cientificamente, seria necessário podermos à vontade reproduzi-los, pois é essa a característica dos fatos científicos."
 Há nessa proposição um erro de raciocínio. Tais fatos não são de domínio da experiência, mas do da observação


Tem-se naturalmente disposição a negar o que parece inverossímil, o que se não conhece, o que se não compreende. Se lêssemos em Heródoto ou em Plínio que uma mulher tinha uma mama na coxa esquerda, com a qual amamentava seu filho, rir-nos-íamos a bom rir. Entretanto, esse fato foi determinado pela Academia de Ciências de Paris, em sessão de 25 de junho de 1827. Se nos vierem falar de um homem que trazia, conforme o comprovou a autópsia, uma criança no interior de seu corpo; se nos disserem que essa criança era um irmão gêmeo encerrado em seu organismo, que esta criança envelhecera e adquirira barba, consideraremos a história como uma fábula. Entretanto, vimos com os nossos olhos, não há muito tempo, um nascido-morto de 56 anos. Diz tranquilamente um tradutor de Heródoto, Larcher: «Que Roxana tenha dado à luz uma criança sem cabeça, é um absurdo capaz, por si só, de desacreditar Ctésias.” Ora, todos os dicionários de Medicina falam hoje de crianças acéfalas. Estes exemplos e outros convidam-nos à sabedoria e à prudência. Somente os ignorantes podem tudo negar imperturbavelmente.
Poderíamos facilmente desdobrar esses exemplos, o que certamente seria inútil para os nossos leitores. Limitemo-nos a concluir que os fatos narrados podem e devem ser admitidos pelo próprio método experimental.

Autor: Camille Flammarion
Fonte: O Desconhecido e os Problemas Psíquicos.
Voltar
Willian Crooks e Katie King

Willian Crooks e Katie King

Cadastre-se e receba
nossos informativos!

Visão EspíritaVisão Espírita

Ouça todos os Domingos 9h30 às 11h00 com comentários do autor do Vade Mecum Espírita, no site:
www.radiobrasilsbo.com.br

contato@vademecum.com.br | Fone: (19) 3433-8679
2019 - Vade Mecum Espírita | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Imagenet