Rádio - Vade Mecum Espírita Facebook - Vade Mecum Espírita Twitter - Vade Mecum Espírita
Vade Mecum Espírita

Papa comenta sobre a pedofilia envolvendo a Igreja Católica.


08/02/2010- 13h41

Em meio a escândalo, papa condena casos de abuso de crianças

 

da Folha Online

O papa Bento 16 lamentou hoje o fato de sacerdotes terem se envolvido em casos de abuso de menores, ao mesmo tempo em que afirmou que a Igreja Católica "não deixa e não deixará de deplorar e condenar" tais comportamentos.

Na abertura da 19ª Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família, o papa disse que a Igreja, "ao longo dos séculos", trabalhou para preservar "a dignidade dos direitos dos menores e, de muitas maneiras, tomou conta deles".

"Infelizmente, alguns dos seus membros, agindo em contraste com este empenho, violaram tais direitos", afirmou o líder católico, numa referência ao escândalo de pedofilia envolvendo sacerdotes católicos na Irlanda.

O caso veio à tona com a publicação de um relatório elaborado pela juíza Yvonne Murphy. O documento contém as provas da existência de um esquema por meio do qual sacerdotes e autoridades policiais teriam encoberto casos de pedofilia por mais de 40 anos. Ao todo, 46 padres estão sendo investigados.

Nos próximos dias, espera-se que o papa divulgue uma carta aos cerca de 4 milhões de católicos irlandeses.

No discurso de hoje, o papa também ressaltou que "sustentar a família e promover o seu verdadeiro bem" é "a melhor maneira de proteger os direitos e as autênticas exigências dos menores". "Um ambiente familiar não sereno, a divisão dos pais e, em particular, a separação com o divórcio não deixam de trazer consequências para as crianças", disse Bento 16.

Por esse motivo, segundo ele, é preciso preservar a família "fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher".

O papa enfatizou a necessidade de as crianças "morarem, crescerem e viverem" com seus pais, uma vez que "as figuras materna e paterna são complementares na educação dos filhos e na construção da sua personalidade e da sua identidade".

Nesta manhã, Bento 16 lembrou ainda a Convenção sobre os Direitos da Criança elaborada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e "acolhida com favor pela Santa Sé". O texto "contém enunciados positivos sobre a adoção, os cuidados sanitários, a educação, a violência, o abandono e abusos sexual e do trabalho", observou.

Visão Espírita sobre o assunto.

http://www.vademecumespirita.com.br/upload/kceditor/files/celibato.pdf

http://www.vademecumespirita.com.br/buscar?pesquisa1=CELIBATO

 

Fonte: Folha Online
Voltar
Obrigado Jamil Bizin!

Obrigado Jamil Bizin!

Cadastre-se e receba
nossos informativos!

Visão EspíritaVisão Espírita

Ouça todos os Domingos 9h30 às 11h00 com comentários do autor do Vade Mecum Espírita, no site:
www.radiobrasilsbo.com.br

contato@vademecum.com.br | Fone: (19) 3433-8679
2024 - Vade Mecum Espírita | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Imagenet