Rádio - Vade Mecum Espírita Facebook - Vade Mecum Espírita Twitter - Vade Mecum Espírita
Vade Mecum Espírita

Filosofia


25°
SETEMBRO DE 1873
 
          “Irmãos! Lembrai-vos a cada instante do salutar ensino que vos deu Vitor, quando disse: o Espiritismo teórico é uma filosofia, e o Espiritismo pratico é uma virtude - e não esqueçais que o mundo não necessita nem busca filosofias estéreis, mas, sim, virtudes.
          Discorreis com certa lucidez sobre as verdades fundamentais do espiritismo - e vos sentir; comovidos por bons desejos; isto, porem não basta. Vossos discursos e a vossa lógica são quase completamente infrutíferos, pois não passam do limitado círculo de vossas relações intimas - e vossos bons desejos não são ativos, como deviam ser, depois do que vos tem sido concedido.
          Quereis guardar a luz debaixo do alqueire? Se assim for, escondei-vos no escuro recanto de vosso egoísmo - e deixai a outros essa missão, que requer a infatigável atividade da formiga e o zeloso cuidado do pastor.
          Ainda vacilais, ainda temeis e não ousais decidir-vos; sabeis por quê? Porque vos falta a Fe do apóstolo, porque o amor próprio é ainda o móvel de muitas das vossas ações, porque pretendeis acomodar, não vossas conveniências ao Espiritismo, mas o Espiritismo a vossas conveniências; porque, apesar de muito falardes em caridade e humildade, não sois sinceramente humildes, nem verdadeiramente caridosos.
          Sois frios, e para o cumprimento do encargo que tomastes, é preciso ter o coração de fogo; sois excessivamente tímidos e vos é necessário o valor do mártir.
          Lede as comunicações que, sem as merecer, tendes obtido e cobrai o valor e o entusiasmo que vos faltam. E, sobretudo, pensai menos em vós e muito mais nos outros e não temais, nem vacileis no dizer e proclamar em voz alta as verdades que vos tem sido dado conhecer.
Autor: D.José Amigó Y Pellicer
Fonte: Roma e o Evangelho
Voltar
Obrigado Jamil Bizin!

Obrigado Jamil Bizin!

Cadastre-se e receba
nossos informativos!

Visão EspíritaVisão Espírita

Ouça todos os Domingos 9h30 às 11h00 com comentários do autor do Vade Mecum Espírita, no site:
www.radiobrasilsbo.com.br

contato@vademecum.com.br | Fone: (19) 3433-8679
2020 - Vade Mecum Espírita | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Imagenet