Rádio - Vade Mecum Espírita Facebook - Vade Mecum Espírita Twitter - Vade Mecum Espírita
Vade Mecum Espírita

As plantas falam? Ouvem?*


As plantas falam – e ouvem

 

 

As plantas podem alertar umas às outras quando algum perigo se aproxima, revelou um estudo feito por especialistas em vida selvagem. “Os vegetais têm um comportamento muito mais sofisticado do que imaginávamos”, afirma Richard Karban, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que teve o apoio de uma equipe da Universidade de Kyoto, no Japão.

Segundo a pesquisa, plantas podem se comunicar enviando “mensagens químicas” pelo ar. Quando uma outra planta “lê” a mensagem, reage aumentando suas defesas naturais contra gafanhotos, lagartas e outros invasores.

 

Nos testes, arbustos tiveram suas folhas cortadas, como se tivessem sido comidas por insetos. Como consequência, plantas ao redor se mostraram mais resistentes aos ataques, o que indica que devem ter recebido o alerta de ameaça externa.

E ao estímulo humano, será que os vegetais respondem? Pois outro estudo também publicado este mês, feito por pesquisadores britânicos da Royal Horticultural Society, provou que sim.

Voluntários foram chamados para gravar passagens de textos de Willian Shakespeare e Charles Darwin. Os pesquisadores fizeram então com que um grupo de pés de tomate “ouvisse” essas gravações, por meio de fones de MP3 Player presos aos vasos na altura da raiz. Fazendo uma comparação com um lote de controle, que não “escutou” os humanos, o pé de tomate mais desenvolvido cresceu 1,6 centímetro a mais do que a maior planta que não teve acesso às gravações.

A pesquisa também mostrou que esse pé ouviu uma mulher na gravação – o que fez os cientistas concluírem que a voz feminina é ainda mais propícia ao crescimento dos vegetais que a masculina.

Mariana

Visão Espírita sobre o assunto.

Vegetais: http://www.vademecumespirita.com.br/buscar?pesquisa1=VEGETAIS

 

seg, 22/06/09
por mcaetano |
categoria mundo verde
| tags pesquisa
Autor: Mariana
Fonte: Globo Rural
Voltar
Obrigado Jamil Bizin!

Obrigado Jamil Bizin!

Cadastre-se e receba
nossos informativos!

Visão EspíritaVisão Espírita

Ouça todos os Domingos 9h30 às 11h00 com comentários do autor do Vade Mecum Espírita, no site:
www.radiobrasilsbo.com.br

contato@vademecum.com.br | Fone: (19) 3433-8679
2021 - Vade Mecum Espírita | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Imagenet