Rádio - Vade Mecum Espírita Facebook - Vade Mecum Espírita Twitter - Vade Mecum Espírita
Vade Mecum Espírita

Setembro 2008


                                        News Letter – Setembro 2008

          Voltamos à presença de vocês para continuarmos aprofundando o conhecimento sobre o conteúdo do Vade Mecum Espírita.
          Em “Ernesto Bozzano” publicamos um excelente artigo “Psicometria” e se alguns de vocês conhecerem estudiosos sobre a migração de aves, façam-no conhecer o conteúdo deste artigo, pois estou certo que nele estão contidas importantes informações que podem facilitar o entendimento da Ciência sobre este assunto.
          Em “Léon Denis” leia “Reencarnação de Allan Kardec” além deste artigo, visite também no Vade Mecum Espírita “Allan Kardec (Espírito)” para conhecer as mensagens registradas após a seu desencarne.         
          Aqueles que militam em empresas têm uma noção daquilo que se esta fazendo com o objetivo de buscar uma harmonia entre as pessoas que trabalham em grupos; obviamente, buscando os melhores resultados advindos do interesse geral e coletivo, minimizando os interesses pessoais e particulares; que geralmente prejudicam os interesses coletivos. Leiam em Emmanuel o artigo “Conjunto” que serve para ser difundido em qualquer meio social.         
          Ao final de uma Palestra que realizamos com muitas imagens sobre o tema: “Materialização ou Ectoplasmia”; encerramos com André Luiz, “Em Conversação”. Enfim, procuram-se, por lá, os espíritos materializados para o fenomenismo passageiro, ao passo que nós outros vivemos à procura de homens espiritualizados para o trabalho sério. Aproveite e leia todo o artigo no site. A propósito, se alguém se interessar pelo material para apresentar no meio em que freqüenta, sinta-se à vontade, a apresentação é feita em Power Point e auto-explicativa. Vá em  "Movimento Espírita" Apresentações.
          Aqueles que militam nas Casas Espíritas leiam em Allan Kardec “Grupos” e “Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas” em Casas Espíritas leiam “Allan Kardec ás Casas Espíritas, “Dirigentes Espíritas” e “Casas Espíritas”. Se nos propusermos a estudar, refletir e discutirmos estes assuntos em grupos. Aprenderemos a conviver.          
          Em Simpósios chamou-nos especial atenção um que será realizado pela Federação Espírita do Estado do Mato Grosso com o Divaldo Pereira Franco, num Hotel Fazenda e de Graça. Leia e Confira. Precisamos fazer “benchmarking” com este pessoal, temos muito a aprender.         
          Finalmente; em nossa Primeira – News Letter, falávamos de novos projetos; trata-se de um trabalho em complemento ao Livro que se trata da formação de Apostilas sobre assuntos de interesse geral, que nós Espíritas temos a nossa disposição e estamos mantendo “Debaixo do Alqueire”. Há pouco mais de quatro anos, elaboramos uma apostila sobre o assunto “Homossexualismo” com aproximadamente 30 páginas que circulamos pela internet e acreditamos que tenha produzido algum resultado.             
          Aqui onde moramos, fomos mais a fundo neste projeto; realizamos cerca de 30 estudos em grupos de 10 a 60 pessoas com a leitura e comentários desta apostila. A leitura e confecção desta apostila, as discussões em grupo me propiciaram um aprendizado que quero passar a vocês. A compreensão conquistada me permitiu entender o porquê de não falarmos em nossas Casas Espíritas sobre este assunto. Peço sua paciência para que me estenda um pouco mais.          
          Não falamos sobre este assunto nas nossas Casas Espíritas, apesar de todo o cabedal que a Doutrina oferece, porque temos medo. Um dos princípios para qualquer palestrante é o de somente falar sobre aquilo que entende. Fui compreender o assunto, após a seleção e leitura dos textos várias vezes, elaboração e manipulação da apostila e principalmente nas discussões em grupo. Quantas vezes, uma pergunta ou observação feita por alguém, se encaixou no meio das minhas dúvidas pendentes e a compreensão se fazia. Após cinco anos eu me arvorei a fazer uma palestra sobre o assunto.          
          Na primeira palestra que organizamos; não fui eu que fiz, pois tive medo; levamos a sugestão para a Diretoria da Casa Espírita. A decisão foi de nomear uma comissão de seis diretores para estudar nossa apostila em grupo e decidir sobre nossa proposta. Os seis diretores da Casa, conjuntamente com mais seis confrades, estudaram a apostila e ao final de um mês, unanimemente decidiram de forma entusiástica: Deve-se levar a palestra ao Público. (Conheciam o assunto). Quando levaram a resolução para a diretoria, esta tomou por bem, nomear outra comissão. A palestra ao Público não seria realizada.          
          Às vezes vocês imaginam e não se conformam, como a Ciência, a Igreja e tantos sábios usaram deste expediente com relação ao Espiritismo. Eles não têm nada contra o Espiritismo ou tampouco o detestam; isto é um expediente do Preconceito e da Ignorância. Nós Espíritas, diante da mesma situação, lançamos mão do mesmo expediente. Tivemos um pouco mais de trabalho para persuadí-los mas, realizamos a Palestra. Depois desta já se sucederam muitas outras porque o medo foi vencido pelo estudo, esforço e compreensão.          
          Finalmente, chegamos ao objetivo: Disponho da apostila agora com 80 folhas que disponibilizo em "Vade Mecum Espírita" Apostilas; para leitura, releitura, estudo, estudo em grupos (Os primeiros devem ser entre pessoas com cultura Espírita). Formar multiplicadores para difundir os conceitos espíritas sobre o assunto. "A quem muito for dado, muito lhe será pedido." 
           Vocês constatarão alguns sistemas e conceitos existentes entre autores encarnados e desencarnados diferentes entre si, mas verão que Kardec está com a razão quando afirma: “Sabe-se que os Espíritos, não possuindo toda a soberana ciência, podem encarar certos princípios de um ponto de vista pessoal e, conseqüentemente, nem sempre estarem de acordo. O melhor critério da verdade está naturalmente na concordância dos princípios ensinados sobre os diversos pontos, por Espíritos diferentes e por meio de médiuns estranhos uns aos outros. Assim foi composto O Livro dos Espíritos. Mas ainda restam muitas questões importantes a serem resolvidas desta maneira, e cuja solução terá tanto maior autoridade quando obtida por grande maioria. Assim, na ocasião, a Sociedade de paris poderá dirigir perguntas desta natureza a todos os grupos correspondentes que através de seus médiuns, pedirão a solução a seus guias espirituais.”
          Estamos elaborando outras apostilas e nas próximas News Letters iremos divulgando. Quando surgir uma dúvida na procura de um determinado assunto no site, ou a premência na obtenção de algum texto não encontrado nas livrarias e bibliotecas, não hesite, escreva-nos para que possamos auxiliá-los.
          Até a próxima!
 
Luiz Pessoa Guimarães
Autor: Luiz P.Guimarães
Fonte: VME
Voltar
Obrigado Jamil Bizin!

Obrigado Jamil Bizin!

Cadastre-se e receba
nossos informativos!

Visão EspíritaVisão Espírita

Ouça todos os Domingos 9h30 às 11h00 com comentários do autor do Vade Mecum Espírita, no site:
www.radiobrasilsbo.com.br

contato@vademecum.com.br | Fone: (19) 3433-8679
2024 - Vade Mecum Espírita | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Imagenet