Rádio - Vade Mecum Espírita Facebook - Vade Mecum Espírita Twitter - Vade Mecum Espírita
Vade Mecum Espírita

Prefácio 10ª Edição do Vade Mecum Espírita.


PREFÁCIO

          Criar e educar cinco filhos nunca foi tarefa fácil. Distante dos familiares, numa cidade grande e hostil como São Paulo, ainda mais difícil. Minha mãe, professora, abriu mão de muita coisa (senão de tudo) para nos acompanhar de perto no dia-a-dia. Tratamos, os cinco filhos, de lhe dar muito, mas muito trabalho, incluindo ainda os amigos no rol de clientes da mulher maravilha.

          Meu avô paterno faleceu quando meu pai tinha por volta de 12 anos. Já acostumado a trabalhar desde muito cedo, meu pai acabou virando braço direito da minha avó. Dona Zoê é e sempre foi mulher de formação religiosa muito forte e, sozinha, educou os filhos com disciplina e moral rigorosos.

          O exemplo dessa senhora foi seguido por meu pai, que nos trazia “na linha”, segurando as rédeas com pulso firme, complemen­tando, à noite e aos finais de semana, o trabalho que minha mãe fazia conosco. Apesar do grande tempo dispensado ao trabalho, meu pai sempre foi muito presente em nossas vidas. Quantas vezes fez pegar os filhos maiores para passear pelos parques paulistanos para que a minha mãe pudesse se dedicar ao bebê recém-chegado.

          Como se não bastasse, meus pais sempre foram muito enga­jados nas atividades das Casas Espíritas. A Evangelização Infantil fez parte da nossa educação. E quantas vezes estivemos em obras sociais e favelas acompanhando nossos pais nessa tarefa. O se­gredo era sempre nos envolver nas atividades mais diferenciadas para nos mantermos sempre juntos.

          E meu pai se arvoraria em mais uma aventura, que naquela época ainda não fazíamos ideia de que se transformaria nessa obra que você tem em mãos nesse momento, o Vade Mecum Espírita. Hoje essa obra abrange um levantamento bibliográfico de 2791 temas, pesquisados em mais de 677 obras espíritas de referência.

          Um trabalho que nasceu praticamente junto comigo, que nesse ano de 2016 completo 41 anos de idade. Quando eu tinha cerca de dez anos, esse trabalho começava a tomar forma através das apostilas impressas em impressora matricial.

          E como não podia deixar de ser, meu pai nos incluía em mais essa tarefa. Assim como trago lembranças de participar de mutirões para pintura do Centro Espírita O Semeador, que frequentávamos na região de Santo Amaro, lembro também, eu e meu irmão Artur montando os “filhotes” deste trabalho que seriam posteriormente submetidos a vinte estudiosos da Doutrina para que opinassem sobre a validade de sua publicação. Com a aprovação destes estu­diosos nascia o Vade Mecum Espírita já validado por um corpo de críticos muito bem qualificados.

          Sem nos incomodarmos com o barulho da velha e prestativa matricial, avançávamos pela madrugada montando kits espalhados pelo sofá, cadeiras e mesa da sala da nossa casa. Eu adorava o trabalho de copidesque das apostilas, que me ajudaram a aprender muito sobre informática, sobre o próprio espiritismo e sobre ocupar o tempo com coisas úteis. Sinceramente, aquilo tudo para mim era como se fosse mais uma brincadeira.

          Hoje vejo que foi uma importante oportunidade de me apro­ximar de meu pai e meu irmão, um exemplo de como uma mulher pode demonstrar seu amor ao companheiro, através da compreensão, respeito e apoio a seus projetos e sonhos, de como é possível que os pais se dediquem a seus projetos sem se afastar dos filhos e da família.

          E a missão do meu pai ainda não acabou. As pesquisas conti­nuam, agora complementadas por novos braços desse projeto que são: o programa de rádio, iniciado há quinze anos aos domingos na emissora Rádio Brasil de Santa Bárbara d'Oeste e expandido para as sextas-feiras na Rádio Difusora de Piracicaba; o site, que vem acompanhado dos perfis no Twitter e no Facebook; a União Rádio Web e o empenho para engajar novos colaboradores que possam continuar levando adiante esse trabalho que, certamente, contribui sobremaneira para difundir a doutrina espírita.

          O sentimento que tenho em relação à oportunidade de ser praticamente uma testemunha disso tudo é gratidão. Obrigada meu velho por ser exemplo tão forte e vivo em minha vida e de meus irmãos.

 

 

Priscila Beck Guimarães Antunes

Jornalista

 

 

Autor: Priscila Beck Guimarães Antunes
Fonte: Vade Mecum Espírita - 10ª Edição
Voltar
Obrigado Jamil Bizin!

Obrigado Jamil Bizin!

Cadastre-se e receba
nossos informativos!

Visão EspíritaVisão Espírita

Ouça todos os Domingos 9h30 às 11h00 com comentários do autor do Vade Mecum Espírita, no site:
www.radiobrasilsbo.com.br

contato@vademecum.com.br | Fone: (19) 3433-8679
2024 - Vade Mecum Espírita | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Imagenet